O Que Comer de Madrugada

Para quem se pergunta se comer de madrugada engorda, a resposta é positiva. Pelo menos de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, que indicou que quando ocorre o consumo de alimentos depois do jantar ou em qualquer horário fora do ritmo normal – como é o caso da madrugada – o corpo ganha uma predisposição para armazenar as calorias consumidas como gorduras e não para queimá-las na forma de energia.

O estudo mostrou também que fazer lanchinhos tarde da noite não somente pode estimular o aumento de peso como também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e, por consequência elevar o risco de desenvolvimento de doença crônica.

O que comer de madrugada se eu não quero engordar?

É preciso tomar cuidado com o lanchinho da madrugada para que ele não se torne um empecilho na dieta, fazendo com que se ganhe peso em excesso, não é mesmo? Até porque, como acabamos de ver, o hábito realmente pode ser perigoso para a nossa saúde.

Para os casos em que não der para evitar comer tarde da noite, seguem algumas sugestões para que você saiba o que comer de madrugada sem engordar:

Chá de camomila

De acordo um estudo de revisão divulgado pelo Molecular Medicine Reports, preparações à base de camomila, como chá e aromaterapia com óleos essenciais, podem ser usadas para tratar insônia e induzir sedação com efeitos calmantes. A planta possui uma substância chamada apigenina, que pode se ligar aos receptores do cérebro para dar a sensação de relaxamento.

Queijo cottage

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Estadual da Flórida mostrou que consumir 30 gramas de proteína cerca de 30 minutos antes de dormir pode ter um efeito positivo na qualidade muscular, metabolismo e saúde geral. E a melhor parte: não há ganho de gordura corporal. O alimento usado no teste foi o queijo cottage, mas os pesquisadores querem ampliar o estudo para outras fontes de proteína no futuro.

 Água

A sensação de sede pode ser confundida com a sensação de fome – ou seja, a pessoa acredita que está faminta, quando na verdade precisa mesmo é se hidratar.

Quando a pessoa não se hidrata durante o dia, parece que sente mais fome durante o período da noite. “O cérebro engana”.

Assim, a primeira dica sobre o que comer de madrugada para não engordar não é exatamente o consumo de um alimento específico. A orientação consiste em se certificar de que a suposta fome não é sede é tomar um copo de água nos momentos em que achar que o apetite está gritando em plena madrugada.

Depois disso, vale a pena ir ao banheiro para urinar para não correr o risco de ter que levantar novamente no meio da noite somente para usar o banheiro.

Frutas 

Não precisa ser uma fruta inteira – vale um pedaço ou uma porção pequena, que não ultrapasse as 200 calorias mencionadas acima. As frutas são fontes de fibras, que auxiliam em relação à saciedade, portanto podem ajudar a matar a fome de madrugada.

Isso sem contar que elas são saudáveis e servem como fonte de nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo humano, como vitaminas e minerais. Só tome cuidado com as frutas diuréticas – que estimulam a urina – para não ficar acordando durante a madrugada para esvaziar a bexiga no banheiro.

Alguns exemplos de frutas diuréticas são: melancia, melão, abacaxi, maçã, pera e limão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *