Como a dieta vegetariana ajuda a controlar o diabetes

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Corpo Saúdavel - Emagrecendo com Saúde
em 28 de janeiro de 2022

Sobrepeso, obesidade e inatividade física estão entre os principais fatores de risco para a diabetes tipo 2. O controle da quantidade de açúcar no sangue (glicemia) é fundamental para que complicações, como perda da visão e da capacidade de funcionamento dos rins, cérebro e coração, sejam evitadas.

Uma das formas de controlar a glicemia é a adoção da dieta vegetariana. Estudos mostram que dietas baseadas em alimentos de origem vegetal ajudam a reduzir as taxas de açúcares, insulina, colesterol e triglicerídeos sem a necessidade de restrição calórica (Barnard et al., 2006). Isto é uma ótima notícia já que muitas pessoas tem dificuldade em controlar o tamanho das porções consumidas.

As doenças do coração estão entre os fatores que mais aumentam a mortalidade de diabéticos. Um grupo de diabéticos participou de pesquisa em que adotaram uma dieta vegetariana por 3 meses. Foram observadas reduções no colesterol LDL, o estresse oxidativo e a produção de insulina.

A mudança da dieta e adoção do vegetarianismo nem sempre é fácil mas é uma alternativa. Diabéticos que adotam a dieta vegetariana relatam melhoria da qualidade de vida e redução da depressão após 6 meses (Kahleova et al., 2013). Caso deseje adotar a dieta vegetariana consulte um nutricionista especialista na área. Assim, você não correrá o risco de carências nutricionais e colherá todos os benefícios que a dieta pode trazer.

Lembre que nem todo alimento vegetariano é saudável. Por exemplo, salgadinhos industrializados vegetarianos podem ter alto índice glicêmico. Uma dica para controlar melhor a glicemia com a dieta vegetariana é substituir pão/arroz/macarrão do almoço e jantar por uma porção extra de legumes. Cebolas, alho, cenouras, beterrabas, batata doce possuem mais nutrientes, fibras, vitaminas, minerais do que os alimentos citados anteriormente. Se a vontade de consumir carboidratos estiver grandes cozinhe um pouco de quinoa e amaranto e misture aos seus legumes ou com pimentão, tomate e pepino picados. Tempere com azeite, sal e pimenta.

E se você já tentou de tudo e nunca conseguiu chegar ao corpo dos seus sonhos, vou te apresentar o Crograma de Reeducação Alimentar que já Ajudou Mais de 60.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias! Assista ao vídeo abaixo e conheça esse Método que as Influencers usam mas Escondem de Você!!
  • Pague a vista ou parcele no cartão em até 4x.
  • Compra 100% segura!
6 Transformações Impactantes em Seu Corpo nas próximas semanas:
  • Barriga diminue até 12cm por mês 
  • Reduz as dores nas costas
  • Pernas desincham bastante
  • Melhora o diabetes e colesterol alto
  • Redução de peso  (de 5 a 10 quilos)
  • Tira a ansiedade de comer compulsivamente 

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade