Dieta rica de Soja pode reduzir Sintomas da Menopausa

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Corpo Saúdavel - Emagrecendo com Saúde
em 17 de novembro de 2021

O ensaio chamado de ‘Estudo feminino para o alívio dos sintomas vasomotores’ (em tradução livre) teve duração de 12 semanas, onde quase 60% das mulheres participantes relataram terem ficado totalmente livres de fogachos.

A pesquisa dividiu mulheres na pós-menopausa, que experimentaram duas ou mais ondas de calor por dia, em dois grupos: o grupo de controle e o grupo de intervenção.

Enquanto o grupo de controle manteve seus hábitos alimentares regulares por 12 semanas, as mulheres designadas para o grupo de intervenção consumiram uma dieta diária com baixo teor de gordura à base de plantas, que também incluía meia xícara de soja, geralmente adicionada a uma sopa ou salada.

Os pesquisadores também monitoraram o peso corporal diário das participantes, além das ondas de calor, e registraram a frequência e a gravidade dos sintomas físicos, vasomotores, psicossociais e sexuais.

“No final do estudo, a maioria das mulheres com uma dieta rica em soja relatou que não sentia mais ondas de calor moderadas ou extremas e que experimentaram melhorias significativas em sua qualidade de vida”.

As participantes também relataram melhorias em seu humor, sono e níveis de energia, e até mesmo sentiram melhora na digestão e perda de peso.

Benefícios da soja para a saúde

Além de ser rica em proteínas vegetais e possuir todos os nove aminoácidos essenciais para o corpo, a soja inclui uma série de outros benefícios para a saúde, como:

  • Redução do colesterol ruim (LDL) do sangue
  • Melhora do metabolismo
  • Prevenção de doenças cardiovasculares e cargas de potássio
  • Ajuda no fortalecimento dos ossos e na pressão arterial.

Para usufruir dessas vantagens, é possível incluir a soja no cardápio diário por meio de vários alimentos, como o leite vegetal, que ainda pode ser combinado com banana, coco e cereais; saladas; molhos e caldos com grão de sojafarinha de soja, usada no preparo de tortas, bolos e pães; queijo tofu e carne de soja.

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade