Dieta para aumentar a imunidade

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Corpo Saúdavel - Emagrecendo com Saúde
em 18 de janeiro de 2022

ALIMENTOS QUE VÃO TURBINAR A SUA IMUNIDADE E DA SUA FAMÍLIA! - LifeStars

Milhões de células compõem o nosso sistema imunológico. Essa é a parte do nosso organismo responsável por reagir a ataques de vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem comprometer a saúde e levar ao desenvolvimento de doenças. E em tempos de pandemia, mais do que nunca essa barreira natural do nosso corpo ganhou destaque, e desde o ano passado pra cá muito se falou sobre o uso de suplementos ou até de uma dieta para aumentar a imunidade

O corpo precisa de nutrientes que auxiliem na manutenção e fortalecimento das células do sistema imune, contribuindo para o melhor desempenho das funções metabólicas e imunológicas. Assim, o organismo fica mais forte para resistir a infecções provocadas por bactérias, vírus e fungos.

O ideal é montar um “prato colorido”, ou seja, fazer refeições que tenham variedade alimentar: verduras, legumes, frutas, oleaginosas, entre outros. A diversidade de cores proporciona uma gama maior de nutrientes – o que favorece a manutenção da saúde. Listamos alguns alimentos que são verdadeiros aliados do sistema imunológico. Veja a seguir o que pode melhorar a sua dieta 1 2 :

Frutas cítricas:
São ricas em vitamina C, que possui propriedades antioxidantes, ajudando a proteger as nossas células de defesa . Também, auxilia na função, sinalização e proliferação de células do sistema imune. Alguns exemplos: Laranja, limão, mexerica, abacaxi, maracujá e kiwi.

Verduras verde-escuras:
São fontes de princípios ativos (antioxidantes, minerais, vitaminas e fibra) que contribuem para a prevenção de alergias e infecções, além de proporcionar outros benefícios à saúde, como auxílio na redução dos danos à pele, diminuição do colesterol e melhora da pressão arterial. Alguns exemplos: brócolis, espinafre, couve, rúcula, alface, agrião. *Recomenda-se consumi-los cru para não perder nutrientes. Caso precise cozinhar, fazer a vapor.

Hortaliças tuberosas:
São aquelas cuja parte comestível se desenvolve dentro do solo, como inhame, cenoura e batata. Dentro dessa categoria, os principais agentes aliados do sistema imunológico são o alho e a cebola. O primeiro possui alicina (princípio ativo com alto nível de antioxidante que ajuda a fortalecer a imunidade). O segundo possui selênio, nutriente anti-inflamatório. *O ideal é consumi-los cru para conservar as propriedades, um exemplo é usá-los na salada. Outra opção é o gengibre, por ter forte ação bactericida.

Laticínios:
Leite e derivados são fontes de zinco, importante nutriente para auxiliar na prevenção de infecções. Um dos principais alimentos é o Iogurte – priorizar a versão natural, feita apenas com leite e fermento lácteo – por ser fonte de micro-organismos que ajudam a balancear a flora intestinal. Isso contribui para combater infecções e bactérias. Também é fonte de cálcio e vitamina D.

Amarelos e alaranjados – legumes, frutas e outros alimentos:
Possuem betacaroteno, com função antioxidante, e vitamina D, nutrientes fundamentais para o bem-estar do corpo e ao sistema imunológico. Entre eles, manga, milho, mamão, geme de ovo, abóbora, pimentão amarelo. Destaque para o mamão papaia por ter vitamina C, potássio, magnésio e folato – nutrientes importantes para a manutenção da saúde. Também possui enzimas digestivas (papaína) com ação anti-inflamatória.

Carnes vermelhas e brancas:
Fonte de zinco, mineral importante para o aumento da imunidade, auxiliando células de defesa. Carnes vermelhas possuem maior concentração de zinco, no entanto são mais gordurosas. Procure balancear com carne branca – aves, peixes e frutos do mar. Os peixes são fontes de ômega 3 (gordura boa que auxilia a regular células imunológicas) e vitamina D. Alguns exemplos: salmão, atum e sardinha.

Leguminosas e oleaginosas:
Fonte de magnésio, nutriente que contribui para fortalecer a resposta imune do organismo. Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes). Vale destacar a castanha-do-pará por ser fonte de selênio, antioxidante que ajuda a melhorar as funções metabólicas e imunológicas.

Cogumelos:
Também são boas opções de selênio e fonte de proteína, vitamina D, minerais e fibra. Alguns exemplos: shiitake, shimeji, champignon. Para saber mais sobre a relação entre nutrição e imunidade, acesse esse artigo da relação entre nutrição e imunidade.

E se você já tentou de tudo e nunca conseguiu chegar ao corpo dos seus sonhos, vou te apresentar o Crograma de Reeducação Alimentar que já Ajudou Mais de 60.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias! Assista ao vídeo abaixo e conheça esse Método que as Influencers usam mas Escondem de Você!!
  • Pague a vista ou parcele no cartão em até 4x.
  • Compra 100% segura!
6 Transformações Impactantes em Seu Corpo nas próximas semanas:
  • Barriga diminue até 12cm por mês 
  • Reduz as dores nas costas
  • Pernas desincham bastante
  • Melhora o diabetes e colesterol alto
  • Redução de peso  (de 5 a 10 quilos)
  • Tira a ansiedade de comer compulsivamente 

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade