Dieta da zona quais suas vantagens?

Dieta da zona: conheça suas vantagens e desvantagens

Em viagens de avião, você já deve ter ouvido falar sobre mudanças de fuso-horário entre alguns países. Essa divisão do tempo em diferentes zonas também é aplicada no dia a dia, quando separamos nossas horas para dormir, trabalhar, resolver afazeres domésticos e assim por diante. E o mesmo pode valer para a alimentação, sabia? É o que ocorre na chamada dieta da zona. Mas será que isso funciona? Quais as vantagens e desvantagens de aderir ao método?

Criado pelo bioquímico americano Barry Sears em meados dos anos 1990, esse plano defende que uma alimentação saudável pode ser seguida ao separarmos os macronutrientes em zonas. Na prática, funciona assim: ao longo do dia, a alimentação precisaria ser 40% composta por carboidratos, 30% por gorduras e 30% por proteínas.

Dieta da zona: vantagens e desvantagens

Verdade. Após análises, ficou comprovado que a dieta da zona pode ser moderadamente segura e eficaz para a maioria das pessoas que estão acima do peso e precisam de uma dieta nutricional mais balanceada. Porém, também se mostrou necessário ter um acompanhamento nutricional para seguir o modelo.

Atletas de alta performance podem se beneficiar dela

Mito. Por mais que pessoas acima do peso possam obter vantagens desse tipo de alimentação, o mesmo não vale para outros grupos de pessoas. No caso de atletas de alto desempenho e pessoas com necessidades dietéticas especiais, que utilizam medicamentos, o efeito pode ser o contrário, e pode acarretar riscos à saúde.

Ela ajuda a diminuir o colesterol

Mito. Um estudo comparou a dieta da zona com outros estilo alimentares famosos, como o Atkins, o DASH e o mediterrâneo. Como resultado, apenas a dieta mediterrânea apresentou fatores ligados à diminuição do colesterol ruim no corpo.

E contribui para reduzir a pressão arterial

Parcialmente verdade. Comparada a outras dietas como a paleolítica, por exemplo, a dieta da zona se mostrou menos eficaz para a diminuição da pressão arterial. Porém, ela ainda assim se mostrou superior a outras dietas, como a Ornish.

Agora que você sabe mais sobre a dieta da zona, suas vantagens e desvantagens, que tal responder nosso quiz sobre as dietas da moda? E lembre-se: antes de aderir a um método como esse, consulte o seu nutricionista.

E se você já tentou de tudo e nunca conseguiu chegar ao corpo dos seus sonhos, vou te apresentar o Crograma de Reeducação Alimentar que já Ajudou Mais de 60.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias! Assista ao vídeo abaixo e conheça esse Método que as Influencers usam mas Escondem de Você!!
  • Acesso vitalício por apenas R$37,00!
  • Pague a vista ou parcele no cartão em até 4x.
  • Compra 100% segura!
6 Transformações Impactantes em Seu Corpo nas próximas semanas:
  • Barriga diminue até 12cm por mês 
  • Reduz as dores nas costas
  • Pernas desincham bastante
  • Melhora o diabetes e colesterol alto
  • Redução de peso  (de 5 a 10 quilos)
  • Tira a ansiedade de comer compulsivamente 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *