5 substitutos do arroz para variar o cardápio

Receita de Arroz branco normal, enviada por TudoGostoso - TudoGostoso

O arroz é um dos ingredientes mais presentes na mesa do brasileiro, normalmente fazendo a sua dobradinha com o feijão. Juntos são uma excelente escolha alimentar, agregando diversos nutrientes e benefícios para a saúde. Porém, sempre chega aquele dia que a repetição cansa, não é? Por isso, separamos aqui alguns alimentos com características parecidas, que podem servir como bons substitutos do arroz, para variar de vez em quando.

1. Cuscuz Marroquino

Receita de Cuscuz marroquino com caldo de legumes - Comida e Receitas

No Brasil, temos a nossa própria versão de cuscuz, muito famosa e consumida no nordeste. A diferença é que o brasileiro tem base de farinha de mandioca e milho, enquanto esse aqui é feito de sêmola de trigo. Ou seja, é uma boa opção para variar não só o arroz, como também o nosso cuscuz tradicional.

Também pertence a família dos carboidratos e é muito versátil, indo bem tanto em pratos salgados, quanto doces. Tem alto valor nutricional, contendo proteína, fibras, fósforo, selênio e potássio. Vale a pena testar em algumas refeições.

2. Quinoa

Quinoa Branca em Grão 100g - emporioquatroestrelas

Tem um tempinho que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros e não é sem motivo, ela é uma ótima alternativa ao arroz. Ela é rica em proteínas e fibras, além de vitaminas e diversos nutrientes, podendo ajudar a prevenir problemas cardiovasculares, osteoporose e problemas no sistema nervoso.

Se não bastasse seus benefícios, esse ingrediente da região dos Andes também é super versátil e fácil de preparar. Ele pode ser cozido e usada da mesma forma que o arroz, ou na forma de flocos, adicionado em saladas, sopas e até sucos!

3. Batata doce

Batata doce tem benefícios e é rica em vitamina D - Smille Odontologia e  Estética Facial

Embora a batata convencional ainda seja a preferida, é uma boa ideia você dar uma chance para a batata doce. Ele é uma boa fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, que não gera altos picos de glicose no seu sangue.

A preferidinha do povo fit é rica em vitaminas, potássio, cálcio, fósforo e magnésio e antioxidantes. Para você tirar proveito de todos esses benefícios, você pode fazê-la cozida ou até um purê.

4. Mandioca

Como cozinhar mandioca e deixar o alimento macio

A mandioca é um ingrediente soberano na culinária brasileira e não poderia ficar de fora dessa lista. É um carboidrato também, porém, assim como a batata doce, de baixo índice glicêmico, além de conter diversos nutrientes com vitaminas, minerais e fibras.

Fora os seus benefícios, o que chama mais atenção nesse alimento é a sua versatilidade, podendo ser preparada frita, cozida, como base para outras receitas ou ser usada na forma de farinha. Ela fica bem de todo o jeito.

5. Amaranto

Benefícios do amaranto para as gestantes - VIX

De todos da lista, esse talvez seja o menos conhecido. Ainda assim, não faltam benefícios. O grão é rico em fibras, minerais, proteínas além de antioxidantes. Então, vale a pena pelo menos testar.

Os grãos de Amaranto podem ser cozidos da mesma forma que o arroz, para servir de acompanhamento nas refeições, ou serem consumidos crus, junto de saladas e frutas.

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