Qual a estação do ano que seu Corpo Queima Mais Calorias

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Corpo Saúdavel - Emagrecendo com Saúde
em 1 de dezembro de 2021

Qual é a sua estação do ano preferida para treinar? Tem quem prefira o verão para caminhar na orla da praia, enquanto outros preferem o inverno pelo fato de suar menos em meio aos exercícios. Já os amantes da primavera e do outono prezam pelo clima mais ameno.

O corpo gasta mais calorias no frio?

Sim. Quando está frio, o organismo tem de produzir mais energia para manter a temperatura corporal adequada (em torno de 36,5 °C), e isso faz com que o metabolismo aumente. “Mas a elevação do gasto calórico é pequena e não vai gerar perda de peso corporal”.00

O que acontece exatamente com o corpo?

O aumento da geração de energia no organismo para equilíbrio da temperatura ocorre dentro da mitocôndria na forma de energia livre, ou seja, que não é aproveitada para as funções metabólicas do organismo. No nosso cérebro, na região do hipotálamo, existe um centro de controle da temperatura corporal que faz a conexão com o sistema nervoso autônomo para que, ao ser detectada a sensação de frio, seja liberada mais catecolamina. Esse composto orgânico aumenta a liberação de energia livre –ou calor — na mitocôndria, que é o que irá aquecer nosso corpo, quimicamente falando.

Cada estação, um efeito

A pesquisa avaliou como a variação do gasto energético de repouso e de outros fatores, como composição corporal e a função da tireoide, funcionam ao longo das quatro estações do ano.

Participaram do estudo 867 voluntários saudáveis que foram divididos em quatro grupos: primavera, verão, outono e inverno, dependendo da época do ano em que foram incluídos no estudo.

Como conclusão, foi possível observar uma diferença significativa dos gastos energéticos entre os grupos, que foi mais baixo no verão, aumentou gradualmente na primavera e outono e foi mais alto no inverno, em homens e mulheres.

Porém, vale ressaltar que mais estudos são necessários para considerar essa variável no cálculo do gasto energético em repouso.

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade