O que é fome emocional? 3 verdades e 1 mentira

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Corpo Saúdavel - Emagrecendo com Saúde
em 28 de janeiro de 2022

Por que sentimos fome?14

Depois de um dia cansativo, você já teve uma vontade irresistível de devorar uma taça de sorvete, um pedaço de pizza ou uma barra de chocolate sob o pretexto relaxar? Essa atitude, de descontar as emoções na comida, é mais normal do que parece. Conhecido como fome emocional, o quadro está ligado justamente a fatores como ansiedade e estresse.

Mas, diferentemente da fome física, essa conduta pode ser evitada. E deve, já que comer quando o corpo não precisa mais de alimentos pode ocasionar em problemas à saúde. Para driblar a fome emocional, algumas práticas como o mindful eating e a avaliação das próprias emoções podem ajudar.

E para saber mais sobre o assunto, a seguir, listamos algumas informações a respeito de como a fome emocional funciona e dicas que realmente podem ajudar a lidar com ela. Apenas um dos tópicos a seguir é mito – será que você consegue identificar qual é?

Mitos e verdades sobre fome emocional

Reduzir o estresse pode ajudar a emagrecer

Verdade. Um artigo de revisão publicado no Springer Nature avaliou o impacto de comportamentos relacionados a alimentação e funcionamento emocional no corpo com o índice de massa corpórea (IMC) em adultos. Com isso, eles identificaram que o estresse era um dos principais fatores que desencadeiam a fome emocional e que ficar menos estressado no dia a dia pode indicar uma diminuição do IMC.

A Escala da Fome pode auxiliar no controle da fome emocional

Verdade. A Escala da Fome é um gráfico que define, em números de 1 a 10, o grau da nossa fome e saciedade. Por meio dele, é possível refletir sobre a fome que está sentindo antes de cada refeição e, depois de comer, avaliar a saciedade. E isso pode ajudar a recuperar os próprios sentidos para comer adequadamente.

O tédio pode ser considerado um gatilho para a fome emocional

Verdade. Uma pesquisa feita pelo Arab Journal of Basic and Applied Sciences em jovens universitários indicou que o tédio pode ser considerado um fator que contribui para o comportamento alimentar emocional, resultando no consumo de alimentos doces e salgados de alto teor calórico.

Exercícios físicos não são importantes para lidar com o quadro

Mito. Um estudo publicado no periódico Journal of Eating Disorders apontou que programas que promovem exercícios físicos e uma alimentação consciente podem ter um efeito positivo sobre os quadros do comer emocional e auxiliar na manutenção de um peso saudável.

E se você já tentou de tudo e nunca conseguiu chegar ao corpo dos seus sonhos, vou te apresentar o Crograma de Reeducação Alimentar que já Ajudou Mais de 60.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias! Assista ao vídeo abaixo e conheça esse Método que as Influencers usam mas Escondem de Você!!
  • Pague a vista ou parcele no cartão em até 4x.
  • Compra 100% segura!
6 Transformações Impactantes em Seu Corpo nas próximas semanas:
  • Barriga diminue até 12cm por mês 
  • Reduz as dores nas costas
  • Pernas desincham bastante
  • Melhora o diabetes e colesterol alto
  • Redução de peso  (de 5 a 10 quilos)
  • Tira a ansiedade de comer compulsivamente 

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade