Apesar de ser popular no café da manhã, você sabia que é possível inserir o iogurte na dieta e combinar com outros alimentos, ajudando a aumentar a saciedade entre as refeições e trazendo muito sabor para as receitas?
Desvendando os tipos de iogurte
Natural ou Integral: o iogurte natural e integral basicamente não possui nenhuma alteração em sua composição, pois é preparado com leite pasteurizado integral – ou leite reconstituído integral – e fermento lácteo.
Desnatado: no iogurte desnatado há redução de gorduras durante sua produção, o que o torna menos calórico e benéfico para pessoas que já tenham colesterol alto pré-diagnosticado ou que fazem dietas com restrição de calorias.
Grego: possui uma textura mais cremosa que o iogurte comum e um sabor mais leve e menos ácido, pois o soro do leite é removido em sua produção.
Light: assim como na maioria dos produtos lights, o iogurte light tem redução de 25% no valor de algum nutriente, que pode ser o valor calórico, carboidratos, lipídios e proteínas, quando comparado ao mesmo produto na versão original. Normalmente essas opções são utilizadas por pessoas diagnosticadas com diabetes.
O iogurte também é bastante versátil e pode ser consumido tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde, além de poder ser acompanhado de frutas, cereais e em diversas receitas e pratos salgados, ideais para o almoço ou jantar.
Café da manhã: ajudando na saciedade e energia para o restante do dia, a forma mais tradicional de inserir o iogurte nessa refeição , é combinando o alimento com frutas como morango, manga, banana e cereais, como granola, linhaça e chia. Para quem tem pouco tempo para fazer esta refeição, uma boa pedida é preparar no dia anterior um nutritivo overnight oat com todas essas opções para começar o dia bem alimentado – e tudo isso em poucos minutos.
Almoço e jantar: pode não parecer, mas existem diversas receitas salgadas que levam o iogurte como um dos ingredientes principais, como por exemplo molhos para saladas e acompanhamento (combinados com limão e especiarias) ou ainda marinadas para frango, dando sabor e ajudando no amaciamento da proteína.
Sobremesas: você pode optar por comer um iogurte após as refeições, em vez de sobremesas mais açucaradas e industrializadas. Contudo, com o iogurte também é possível preparar doces incríveis, saborosos e saudáveis.
Bebidas: com o iogurte é possível criar bebidas gostosas e nutritivas, não apenas smoothies e vitaminas, mas também outras bebidas refrescantes e até mesmo drinks.
Deixe um comentário