Comer várias fontes de carboidratos na mesma refeição engorda?

Carboidratos: confira os sinais de que o consumo foi excessivo

É comum os carboidratos serem apontados como vilões da dieta —um grande engano, afinal, o nutriente pode fazer parte de um cardápio saudável sem prejudicar a perda de peso. E outro erro comum é pensar que engorda mais consumir duas ou mais fontes da substância na mesma refeição. Ou seja, fazer um prato com arroz, batata, pão etc.

Segundo Ana Maria Fernandes Roma, nutricionista e coordenadora do Proata (Serviço de Nutrição do Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), criou-se um mito sem fundamento de que não devemos comer diferentes fontes de carboidratos na mesma refeição.

Porém, a verdade é que ingerir diferentes alimentos com o nutriente não engorda desde que você leve em consideração a quantidade total de carboidratos que deve consumir no dia, de acordo com a sua necessidade energética.

Como saber quanto você pode comer de carboidratos

Na prática, na hora de montar seu prato, divida o em quatro partes iguais. Em uma dessas partes, coloque os carboidratos (arroz, batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha). Em outra, as proteínas (carne, peixe, ovo, frango). E nas outras duas partes que sobraram devem ir verduras e legumes pobres em carboidrato (brócolis, couve-flor, abobrinha).

O lado bom de combinar carboidratos

Além de não engordar ou atrapalhar a perda de peso, combinar vários carboidratos em uma refeição contribui para a ingestão de uma maior variedade de micronutrientes (vitaminas e minerais) importantes para o corpo. O arroz, por exemplo, é fonte de magnésio, mineral essencial para controlar o metabolismo do cálcio no organismo entre outras funções, já a batata fornece vitamina A, imprescindível para a saúde dos olhos.

Um detalhe importante que faz a diferença na hora de escolher quais alimentos colocar no prato é avaliar a sua qualidade. Nesse quesito, carboidratos complexos são melhores do que os simples, por serem ricos em fibras. Por isso escolha grãos integrais, legumes, raízes

E se você já tentou de tudo e nunca conseguiu chegar ao corpo dos seus sonhos, vou te apresentar o Crograma de Reeducação Alimentar que já Ajudou Mais de 60.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisavam Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias! Assista ao vídeo abaixo e conheça esse Método que as Influencers usam mas Escondem de Você!!
  • Acesso vitalício por apenas R$37,00!
  • Pague a vista ou parcele no cartão em até 4x.
  • Compra 100% segura!
6 Transformações Impactantes em Seu Corpo nas próximas semanas:
  • Barriga diminue até 12cm por mês 
  • Reduz as dores nas costas
  • Pernas desincham bastante
  • Melhora o diabetes e colesterol alto
  • Redução de peso  (de 5 a 10 quilos)
  • Tira a ansiedade de comer compulsivamente 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *