Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.
Esses alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo.
1. Morango
morango é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções.
Alguns estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas, sendo recomendado consumir entre 100 a 200 mg de vitamina C por dia, a fim de prevenir doenças. Outros alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo, o brócolis, a acerola, a laranja ou o kiwi.
2. Batata-doce
A batata-doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.
3. Salmão
Por ser rico em ômega 3, o salmão favorece na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, em especial o sistema cardiovascular.
4. Sementes de girassol
Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres.
Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune.
4 mitos e verdades sobre a dieta para aumentar a imunidade
Usar alho para temperar a comida do dia a dia pode ajudar a reforçar a imunidade
Parcialmente verdade. O alho possui substâncias capazes de estimular as células do nosso sistema imunológico, reprimindo atividades inflamatórias e lidando com as alterações hormonais. Porém, para ter efeito sobre o sistema imune, o alimento teria que ser consumido cru.
Já a cebola deve ser evitada, pois compromete o sistema imunológico
Mito. Assim como o alho, a cebola é rica em nutrientes que podem regular, de maneira positiva, o sistema imunológico. E seu efeito ficou comprovado tanto para pequenas porções quanto para quem realizou seu consumo diário, segundo pesquisas.
Frutas ricas em vitamina C, como a laranja, podem curar a gripe e ajudar a imunidade
Parcialmente verdade. Não existe uma fruta milagrosa que cure diretamente doenças como gripes e resfriados, mas sim dietas que podem ajudar na prevenção dessas doenças. Contudo, é verdade que a vitamina C protege as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções, fortalecendo o sistema imunológico.
Alimentos probióticos são aliados do sistema imune
Verdade. Alimentos probióticos são aqueles que podem ajudar a saúde do seu intestino, por meio de “micro-organismos do bem”, que equilibram a microbiota intestinal. Dentre eles, é possível citar iogurtes, leites fermentados e o kefir; as frutas têm fibra, que tem ação probiótica.
Deixe um comentário